Postagens

Mostrando postagens de abril, 2009

The Professor and The Madman

Imagem
The Professor and The Madman O livro trata da história da confecção do Oxford English Dictionary, empreendida pelo Professor James Murray, e cujo maior colaborador foi Dr. W.C. Minor, interno em um manicômio. Ganhei esse livro de presente de meu irmão Rodrigo, quando estava concluindo meu mestrado em lingüística, na área de terminologia, sobre dicionários terminológicos bilíngües ... Grande abraço, Paz e Bem,

Dia Mundial do Livro

Imagem
O dia 23 de abril é uma data marcada pelo nascimento ou morte de autores proeminentes, como William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Maurice Druon, Vladimir Nabokov e Manuel Mejía Vallejo. Por isso, a UNESCO decidiu celebrar nesta data o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, encorajando mundialmente a todos, e em particular à juventude, a descobrir o prazer na leitura e a reconhecer a contribuição insubstituível daqueles que colaboram com o progresso social e cultural da humanidade.

A Carta de Pero Vaz de Caminha

Imagem
"Senhor, Posto que o Capitão-Mor desta Vossa frota e assim igualmente os outros capitães escrevam a Vossa Alteza dando notícias do achamento dessa Vossa terra, que agora nesta navegação se achou, não deixarei de também eu dar conta disso a Vossa Alteza, fazendo como melhor me for possível, ainda que - para o bem contar e falar - o saiba pior que todos(...)"

O Fio das Missangas

Imagem
O Fio das Missangas Mia Couto Editora Companhia das Letras Nas histórias curtas reunidas neste volume, o prosador e poeta Mia Couto caminham lado a lado. As histórias são breves, mas nelas se condensam as infinitas vidas que podem se abrigar em cada ser humano. Histórias de desamor, de desencontros, de incompreensões, de vidas incompletas, de sonhos não realizados. Histórias densas de humanidade, enfim. São 29 contos trabalhados como em filigrana e unidos como missangas em redor de um fio, que é a escrita de um consagrado fabricador de ilusões. Nas palavras do autor: “A missanga, todos a veem. Ninguém nota o fio que, em colar vistoso, vai compondo as missangas. Também assim é a voz do poeta: um fio de silêncio costurando o tempo”.